quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O GRANDE CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO-2009


Sociedade Esportiva Palmeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Para outros significados de Palmeiras, ver Palmeiras (desambiguação).

Palmeiras
NomeSociedade Esportiva Palmeiras
AlcunhasVerdão
Alviverde
Palestra
Academia de Futebol
Campeão do Século
Porco
TorcedorPalmeirense
Palmeirista
Palestrino
MascotePeriquito (oficial)
Porco
Fundação26 de agosto de 1914 (95 anos)
EstádioPalestra Itália
Capacidade32.000
LocalizaçãoSão Paulo - SPBrasil
PresidenteBandeira do Brasil Luiz Gonzaga Belluzzo
TreinadorBandeira do Brasil Muricy Ramalho
PatrocinadorFlag of South Korea.svg Samsung
Bandeira do Brasil Fast Shop
Material EsportivoBandeira da Alemanha Adidas
CompetiçãoBandeira do Estado de São Paulo.svg Campeonato Paulista
Flag of Brazil.svg Campeonato Brasileiro
Divisão 2009Bandeira do Estado de São Paulo.svg 3º colocado
Bandeira do Brasil Em andamento
Flags of the Union of South American Nations.gif 7º colocado
Divisão 2008Bandeira do Estado de São Paulo.svg Campeão
Bandeira do Brasil 4º colocado
Flags of the Union of South American Nations.gif Não disputou
Ranking nacional7º lugar, 1.900 pontos
Websitepalmeiras.com.br
Kit left arm Palmeiras 0910home.pngKit body Palmeiras 0910home.pngKit right arm Palmeiras 0910home.png
Kit shorts Palmeiras 0910home.png
Kit socks 3 stripes white.png
 
Uniforme
titular
Kit left arm Palmeiras 0910Away.pngKit body Palmeiras 0910Away.pngKit right arm Palmeiras 0910Away.png
Kit shorts Palmeiras 0910Away.png
Kit socks 3 stripes green.png
 
Uniforme
alternativo
Kit left arm Palmeiras 0910third.pngKit body Palmeiras 0910third.pngKit right arm Palmeiras 0910third.png
Kit shorts Palmeiras 0910third.png
Kit socks 3 stripes white.png
 
Uniforme
alternativo
editar
Sociedade Esportiva Palmeiras é um clube poliesportivo brasileiro sediado emSão Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras. Em junho de 2009, ano em que completa 95 anos, o clube voltou a utilizar o vermelho em seu segundo uniforme, mais precisamente na manga da camisa branca, como forma de resgate das tradições.[1]
Seus títulos mais importantes conquistados no futebol foram a Copa Libertadores da América de 1999 e a Copa Rio de 1951, considerado na época como o primeiroMundial de Clubes de futebol da história, embora não seja assim reconhecido pelaFIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema[2], voltando atrás de uma decisão tomada meses antes e comunicada ao clube pelo então secretário-geral da entidade, Urs Linsi[3][4].
O Palmeiras é a equipe brasileira com o maior número de títulos nacionais conquistados, sendo o único a vencer todas as competições oficiais que disputou criadas no País, inicialmente pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, a partir da década de 70, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)[5]. O alviverde possui dez conquistas deste porte, com destaque para os quatro títulos (197219731993 e 1994) do Campeonato Brasileiro, principal disputa do País desde 1971. Além do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já venceu a Copa do Brasil de 1998, a Taça Brasil (1960 e 1967), o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969) e a Copa dos Campeões de 2000.
Em 1965, era inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o "Mineirão". Para coroar os festejos da inauguração, organizou-se um amistoso entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai e, pela primeira vez na história do futebol brasileiro, uma equipe de futebol, a Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidada para compor toda a delegação, do técnico ao massagista, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas. Uma primazia única em reconhecimento à melhor equipe do País, que vencia a todos os adversários e convencia, encantava de tal maneira que recebeu da imprensa e do povo a alcunha de "Academia de Futebol". A partida foi no dia 7 de setembro (data da independência brasileira), e o Palmeiras derrotou o Uruguai por 3 a 0.[6]
No Estado de São Paulo, o Palmeiras também é um dos principais vencedores, com 22 conquistas do Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras da mesma competição. Em 1996, o alviverde conquistou o estadual daquele anocom a melhor campanha de uma equipe na era profissional neste campeonato[7]. Na ocasião, foi campeão com 83 pontos ganhos em 90 possíveis, com um índice de aproveitamento de 92,2% dos pontos disputados e 102 gols marcados em 30 jogos realizados. Desde então, esta marca jamais foi alcançada por qualquer outra equipe na competição.

Índice

 [esconder]