sexta-feira, 2 de abril de 2010

NA COPA DE 70, O PRESIDENTE MÉDICI OBRIGOU A CONVOCAÇÃO DE DADÁ MARAVILHA, A HISTORIA É ANTIGA!


13/03/2010 - 06h20
De volta à era Dunga (no mau sentido)
IG
Por que Dunga não convoca Ronaldinho Gaúcho? No Fórum, Celso Lungaretti explica
Celso Lungaretti*
As "formigas" da Seleção Brasileira estão fazendo covarde jogo de bastidores contra a convocação da "cigarra" Ronaldinho Gaúcho, indiscutivelmente nosso mais refinado talento futebolístico da atualidade.
Nas entrevistas, fazem elogios convencionais ao craque do Milan. Mas, quando batem papo descontraído com jornalistas, defendem o direito adquirido de quem ralou pela vaga desde o último Mundial, nas eliminatórias, na irrelevante Copa América e nos amistosos caça-níqueis.
O veterano Gilberto Silva, nada além de um volante mediano e aplicado, é dos que consideram preferível prestigiar o armário Júlio Batista. Os limitados são aliados naturais.

Assim como limitado era o futebol de Dunga, tão rústico que serviu como pejorativo para designar a performance retranqueira e burocrática com a qual a Seleção Brasileira não passou das oitavas-de-final no Mundial de 1990.
Dunga continua procurando até hoje o craque Maradona, que já estava em franca decadência mas ainda conseguiu driblá-lo facilmente e armar um fuzuê na defesa brasileira, colocando Canniggia cara a cara com Taffarel.
Há quem o considere redimido pela esforçada participação no Mundial de 1994, conquistada bem ao seu feitio: nos pênaltis, após 120 minutos de chatíssimo 0x0 contra a Itália.
Para mim, foi a Copa de Romário, o único fora-de-série e, não por acaso, o jogador brasileiro que fez a diferença.
Como técnico, é compreensível seu preconceito contra um dos que, na atualidade, mais se assemelha ao Maradona dos gramados. Humilhação como a da Copa de 1990 não se supera facilmente - ainda mais quando acrescida de um  baile  como o que Ronaldinho lhe aplicou no GreNal decisivo do Campeonato Gaúcho de 1999.

Veja os dribles de Ronaldinho em Dunga no GreNal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário